quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Qual a diferença entre um engenheiro de alimentos e um cozinheiro eum nutricionista?

Já cansei de ouvir esta pergunta, e me irrita muito ter que ficar respondendo sempre a mesma coisa. Não é desmerecendo nenhuma das profissões, porque sei muito bem da importância que elas têm para a sociedade, e eu também adoro dar uma de cozinheira de vez em quando e também de nutricionista, fazendo umas dietas meio doidas.
Me irrita tanto porque as profissões não se parecem tanto assim, por mais que cozinheiro e engenheiro de alimentos façam comida, a proporção dessa comida é totalmente diferente. Como disse meu professor, um engenheiro de alimentos pode fazer 500 toneladas de um bolo várias vezes e este bolo via sair sempre igual no fim do processo porque nós sabemos a medida certa a usar, já um cozinheiro só consegue fazer um bolo por vez, pois ele só sabe a receita do bolo, e ao fazer mais de um, pode ser que os bolos não sejam iguais. Um cozinheiro sabe muito bem mexer com o seu dia-a-dia em uma cozinha, mas a realidade de uma fábrica de alimentos é muito diferente. Um cozinheiro faz, por exemplo, um bolo para ser comido ali na hora ou no máximo em um ou dois dias, porque senão o bolo começa a ficar duro e depois a mofar. Já um engenheiro de alimentos faz o bolo e este pode ser comido depois de muito tempo e distribuido em todos os cantos do Brasil. Isso não poderia acontecer com um bolo feito por um cozinheiro.
Mais a confusão maior ocorre entre um engenheiro de alimentos e um nutricionista. Pois as pessoas acham que engenheiro também passa dieta, mas a gente não faz isso, quem faz isso são os nutricionistas. A Engenharia de Alimentos trata da preservação e conservação do alimento através da sua produção industrial e pertence ao campo das exatas. Já a Nutrição pertence à área da saúde e se preocupa com a criação e a pesquisa de dietas, considerando seus aspectos fisiológicos, econômicos, sociais e hábitos alimentares. O profissional formado em Engenharia de Alimentos poderá atuar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e aplicação de ingredientes, controle de qualidade, gerenciamento de produção, elaboração e execução de projetos, assistência técnica entre outras atividades.
Pesquisando sobre estas profissões no guia do estudante achei mais coisas que ajudam a diferenciar uma da outra.
NUTRIÇÃO: É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS: São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando equipamentos e embalagens. Cria e testa formulações, a fim de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e consistência. Define, também, o tipo de conservantes usados na preservação. A indústria alimentícia é, sem dúvida, seu principal campo de atuação. Mas pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.
Viu são profissões bem diferentes, mesmo que todas els tenham o alimento em comum. Mas muitas pessoas fazem esta pergunta só para encher mesmo a paciência dá gente. Ontem ouvi que tem gente confundindo até engenheiro de alimentos com economia doméstica, dois cursos que não têm mesmo nada em comum.
Eu adoro o meu curso e respeito muito os outros. E para fechar esta postagem vou colocar uma definição bem legal de engenheiro de alimentso, q está no meu orkut.

Eng. de Alimentos não come, degusta.
Eng. de Alimentos não cheira, reconhece odores.
Eng. de Alimentos não toca, sente a textura.
Eng. de Alimentos não respira,quebra carboidratos.
Eng. de Alimentos não elogia, faz análise sensorial.
Eng. de Alimentos não facilita discussões, catalisa substratos.
Eng. de Alimentos não admite algo sem resposta, analisa o processo.
Eng. de Alimentos não pensa, faz sinapses.
Eng. de Alimentos não chora, produz secreções lacrimais.
Eng. de Alimentos não espera retorno de chamadas, espera fedd backs.
Eng. de Alimentos não se apaixona, sofre reações químicas.
Eng. de Alimentos não cozinha, processa alimentos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. bom eu estou em duvida entre essas duas maravilhosas profissões so sei q quero uma delas e pronto..............

    ResponderExcluir
  3. Tem muito matérias de exatas na faculdade?
    Porque eu adoro este curso, as áreas , laboratórios e tudo mais, mas tenho medo de não conseguir me formar...
    Não sou muito boa em matemática e física...
    Uma pessoa que não é muito chegada a estas matérias consegue se formar? Consegue passar?

    ResponderExcluir